Dicas de Como montar um Fusca Baja

Fusca Baja

 

Baja é uma o nome de uma modificação feita no fusca para que ele apresente um visual mais aventureiro.

Quando falamos em Baja, logo vem em mente a imagem de um Volkswagen Fusca modificado para rodar em praias, dunas de areia ou circuitos Off-Road.

O Fusca Baja é antigo, teve origem nos anos 70 na Califórnia, EUA, o nome provavelmente foi dado devido à corrida Baja 1000 que acontecia na década anterior.

fusca-baja-300x237

A ideia e facilidade de modificação do Fusca no Baja são devido ao projeto original, desenvolvido para suportar uma eventual conversão do Fusca em um Jipe militar.

Para transformar seu fusca em um Baja é necessário seguir alguns passos para não ter dor de cabeça ou arrependimentos no futuro.

O primeiro passo é saber que tipo de Fusca Baja você quer montar.

Existem vários tipos, mas geralmente eles se enquadram em três categorias: Bajas de Corrida, Bajas de Exibição e Baja de uso Misto.

- Bajas de Corrida: como o próprio nome diz são carros para corrida, geralmente tem adesivos dos patrocinadores e o número bem visível, são usados para corridas em dunas ou lamas.

Em sua grande maioria não são registrados nas autoridades de transito, pois sofrem muitas modificações e não sobra muita coisa do carro original.

- Bajas de Exibição: Esses sim são registrados e legalizados, muito comuns nos EUA, raramente deixam suas garagens a não ser para ir a uma exposição de carros.

feira-de-baja-150x150

– Bajas de Uso Misto ou Normal: são os mais comuns, na maioria dos casos são legalizados e usados diariamente pelos seus donos.

A maioria com modificações simples e de baixo custo, seja na areia, terra ou lama, esse modelo tem um ótimo desenvolvimento.

Após escolher a categoria, você deve adquirir o Fusca, o recomendado é um que tenha o motor 1600, mas o 1300 também da pra fazer.

Depois você precisa procurar os órgãos de trânsito para legalizar a modificação.

Isso deve ser feito antes de começar o processo de transformação, pois se chegar com o carro pronto no Detran eles não vão 1iberar a documentação e você ainda leva uma multa.

Somente após a liberação e autorização do Detran, você deve começar a realizar a transformação.

Comece escolhendo o Kit de transformação de Fusca Baja, existem várias lojas online que vendem esse Kit.

Faça uma pequena busca no Google que você vai encontrar várias lojas, ou entre no Mercado Livre e faça a busca, lá também tem muita gente vendendo esses Kits.

Leve o Fusca usado (o valor da tabela fipe é uma ótima referência para o preço) e o Kit a uma oficina especializada em fazer esse tipo de serviço, pois esses Kits não são tão fáceis de serem instalados.

Se preferir, também pode colocar os para-choques modelo gaiola para proteger tanto a frente do Fusca como o motor que fica exposto.

Uma boa dica é comprar um Fusca Baja Pronto, que pelo menos conste Baja ou veículo modificado no documento, pois mesmo que esteja em um estado de conservação ruim ele oferece uma série de vantagens e te livra de muita dor de cabeça.

O carro já vem com a documentação como Fusca Baja, o Kit já vem instalado, a lataria cortada e com os para-choques modelo gaiola instalados, só ai você poupa tempo, dinheiro e dor de cabeça.

Basta uma reforma básica e o Baja fica pronto para se aventurar.